VISITAÇÃO VIRTUAL

5 museus na Itália, Espanha, Inglaterra e EUA



bellini

"Pietà", do artista italiano Giovanni Bellini (1430-1516). Obra comõe o acervo da Pinacoteca de Brera

A visitação a um museu é sempre algo que deve ser planejado. Em especial, quando se trata das grandes instituições museais. Ao vivo, o que não comina com estes tempos de pandemia, é uma jornada cansativa, mas que sempre vale a pena. Virtualmente também o é e requer paciência do visitante.

Há muita coisa pra ser vista, e tudo muito bonito, muito interessante. Você tem que entrar nos sites e definir com calma quais são seus interesses principais. E assim você segue clicando, vendo e se informando sobre os milênios da História da Arte.

Vamos começar pela Pinacoteca de Brera, situada em Milão (Itália), que foi inaugurada em 1809, A Pinacoteca foi o primeiro museu de Milão, e é uma das galerias mais importantes do mundo uma vez que abriga algumas das mais prestigiadas pinturas antigas e modernas, além de importantes esculturas de artistas italianos do século XX.

Pode ser visitada através do site https://pinacotecabrera.org/

rafael

Detalhe de "Parnaso...", obra de Rafael (1483-1520). Está presente no Museus do Vaticano

 

 

Outro importante espaço italiano, situado em Roma: Museus do Vaticano. Foi inaugurado em 1506 e é composto por um conjunto de espaços que constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos.

O endereço eletrônico é  http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/it/collezioni/catalogo-online.html

fra angelico

"A anunciação", de Fra Angélico, italiano do século 15. Obra pertence ao Museu do Prado, na Espanha

 

 

Da Itália para Espanha, onde, em Madrid, está situado o Museu do Prado, inaugurado em 1819. É o principal museu espanhol e um dos mais importantes do mundo, com belas e  preciosas obras de arte, de artistas de vários continentes.

A visitação deve ser feita pelo link https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

adriano

Busto de Adriano, que integra coleção sobre história gay. Está presente no Museu Britânico e faz parte de um conjunto de obras focado na homossexualidade

 

 

E vamos para a Inglaterra, especificamente para o Museu Britânico. Localizado em Londres, foi fundado em 1753. A instituição é um marco fundamental no estabelecimento do método museológico, além de representar diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX.

Seu endereço eletrônico é https://www.britishmuseum.org/collection

 

E agora saímos do Velho, para o Novo Mundo, chegando ao Museu Metropolitano de Nova York. Criado em 1870, é um dos maiores e mais importantes museus do mundo, abrigando uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilónica) e oriental. (*com informações de vários sites)

O Museu pode ser visitado pelo link  https://novayork.com/metropolitan-museum

picasso

Recorte em "Retrato de Gertrude Stein", de Pablo Picasso

 

 

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet