LIVRO/LANÇAMENTO

“Paisagens invertidas”



paulo williams

O baiano Paulo Williams tem formação em filosofia e artes cênicas. Vive em São Paulo e está lançando seu primeiro livro

O diretor de teatro Paulo Williams, que há anos atua na capital paulista, está para lançar seu primeiro livro: uma coletânea de poemas. A proposta do autor é fazer o leitor sentir e enxergar as coisas de outra maneira, sob outros ângulos. 

paisagens

 

“Paisagens invertidas”, que sairá pela Editora Penalux, é constituída por 70 poemas, divididos em 7 partes, pelas quais perpassam as paisagens poéticas que o autor costura em seus versos. 

“A ideia é levar o leitor a experimentar uma vertigem causada pelo assombro da poesia diante da vida e do amor”, diz o poeta. 

Para Williams o valor de uma obra de poética consiste em criar para o leitor “uma ponte de atravessamentos e afetos”. “Por outro lado”, continua ele, “produzir poesia é também resistir. Não devemos nos calar, principalmente em tempos sombrios como o nosso”, adverte.

Nas palavras da escritora Aline Bei, que assina o prefácio do livro, “a precisão na escolha das palavras é notável, além da delicadeza e da sofisticação”. Ela ainda diz: “Fiquei pensando, depois de ler o seu livro, no quanto nos misturamos com as Paisagens que miramos... Não é possível olhar algo sem a lente do eu”. 

O livro também traz forte o tema do amor. “Amor como busca, amor como desejo, amor como devaneio, loucura”, complementa Willians.

Segundo Alexandra Vieira de Almeida, crítica e poeta que apresenta a obra na orelha do livro, a poesia de Paulo Williams começa pelo meio selvagem e natural até chegar à cidade com seus revezes. O poeta produz uma poesia que transforma o ambiente, revelando-nos uma íntima relação entre o interior e o exterior, o dentro e o fora. “Com relação à estruturação poética”, destaca a crítica, “Paulo Williams consegue com grande proeza unir a poesia à prosa, rompendo com o purismo dos gêneros. Além disso, o jogo com as palavras e suas combinações é inventivo, revelando-se na sua poesia a criação do verbo em êxtase estrutural e imaginário”.

O evento de lançamento ainda não tem data marcada, tendo em vista as recomendações do Ministério da Saúde de se evitar aglomerações durante esse período de pandemia. Mas a obra já se encontra em pré-venda pelo site da editora. 

O autor

Paulo Williams nasceu em Salvador (BA) em 1977, hoje vive em São Paulo. Formou-se em Filosofia e Artes Cênicas, estudou Dramaturgia na Escola SP de Teatro. O interesse pela poesia e filosofia vem desde cedo, resultou em inúmeras experimentações no teatro, tendo a literatura como foco de criação.  Fundador do Grupo Tecelagem de Teatro, com o qual ganhou diversos prêmios como ator, dramaturgo e diretor.

É autor das peças “Monóculo”, “Onoff”, “A Maçã”, entre outras. Atualmente desenvolve a ideia original dos roteiros das séries: “Insólitas”, “Desaparecidos” e “Estranho modo de andar no meio fio”.  (*com assessoria)


Link para compra: https://www.editorapenalux.com.br/loja/paisagens-invertidas

 

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet