POETA LONGEVO

60 anos de estrada, cerca de 100 livros



arquivo pessoal

carlos nejar

Tal pai, tal filho: Fabrício e Carlos, dois expoentes da boa qualidade das letras brasileiras. Ambos já reportados várias vezes no tyrannus, mas o foco hoje é o paizão

Luís Carlos Verzoni Nejar, mais conhecido como Carlos Nejar, nasceu em Porto Alegre (RS). Completou 81 anos em janeiro deste ano e é um dos mais longevos poetas brasileiros, em atividade.

Lançou em 2019 "Os invisíveis" (Bertrand), onde discorre poeticamente sobre tragédias recentes brasileiras, como os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho e os incêndios no Museu Nacional e na Amazônia.

Nejar é pai do escritor e poeta Fabrício Carpinejar e foi casado com a também poeta, Maria Carpi. Ele é poeta, ficcionista, tradutor e crítico literário brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. Tem graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Data de 1960 seu primeiro livro e, ao longo dos 60 anos de estrada, já escreveu mais de 80 livros, a maior parte de poesia, excluindo as antologias em que está presente e que organizou. Além de livros de poesia, já escreveu também obras infantojuvenis, ensaios, novelas e romances.

Em 2017, Carlos Nejar foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura pela Academia Brasileira de Letras, que é credenciada pela Academia Sueca (Svenska Akademien), em Estocolmo. Não levou o Nobel, mas já venceu inúmeros prêmios literários. (*com informações do Publishnews e Wikipedia) 

youtube

nejar

Ele já lançou mais de 80 livros, sem contar as antologias em que está presente e as que organizou

A prosa e os versos de Nejar estão presentes no tyrannus, respectivamente, nos links abaixo:

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/cronicas/11111/capitulo-primeiro

http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/poesia/2584/carlos-nejar

No link abaixo, reproduzimos matéria recente e entrevista (audiovisual), publicadas no site Publishnews

https://www.publishnews.com.br/materias/2020/03/12/a-poesia-brilha-alem-do-verso 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet