CONTADORES DE HISTÓRIAS

Na programação do 3º Contos do Mato



contar

A facilitação do curso será realizada por Alicce Oliveira, experiente contadora de histórias de Cuiabá, que também é pedagoga e produtora cultural

Mediadores de leitura, educadores, acadêmicos, técnicos de biblioteca, escritores, psicólogos, músicos, narradores de histórias, artistas, bibliotecários e demais interessados na arte de contar histórias;  poderão participar do curso "Seja Um contador de histórias", que terá duração de cinco sábados, a partir do dia 29 de fevereiro de 2020.

As inscrições serão abertas no próximo sábado (15). O curso é gratuito e vai acontecer no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá. Integra a programação do evento "3º Contos do Mato - Arena Literária 300 anos", uma proposta de fomento à cultura, patrocinada pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital de apoio à Projetos Culturais. 

A facilitação do curso será realizada por Alicce Oliveira, experiente contadora de histórias de Cuiabá. Alicce, que também é pedagoga e produtora cultural, encabeça essa primeira etapa do Contos do Mato, que foi pensado por um grupo de escritores e artistas locais.

Segundo Alicce, a meta do curso é a formação do mercado de narradores e mediadores de leitura, sejam eles artistas ou não. "Esperamos atender um grupo bem eclético. Não é objetivo desta proposta restringir o público por formação, sexo, renda ou qualquer outro quesito. O curso está aberto para pessoas que, por vocação ou necessidade, tenham interesse em se profissionalizar para o mercado cultural, ampliando assim, o campo de atuação como mediadores de leitura e narradores de histórias", explica Alicce.

alicce capa

Alicce Oliveira, facilitadora do curso

O tema central do curso é  a "Arte da Palavra e seus desdobramentos no universo literário e na educação". Os participantes terão a oportunidade de vivenciar na teoria e na prática as possibilidades de narrar histórias e mediar leituras. A partir de análises de textos, troca de experiências, roda de histórias, dinâmicas e discussões, o curso abordará: pesquisas da literatura oral e escrita, sugestões de estratégias e práticas narrativas, utilização de  recursos disponíveis para incentivar a leitura, dicas de leitura, apresentação e representação das histórias, técnicas narrativas, vivências e interação dos narradores de histórias e seus públicos.

Ao final do curso todos estarão aptos a desenvolverem e apresentarem propostas de um repertório que envolva as narrativas orais e escritas da cultura de lugares próximos e distantes que possam ser apresentadas e trabalhadas em sala de aula e outros espaços de leitura. As histórias preparadas durante o curso serão apresentadas em uma mostra de narradores ao público do projeto.

O curso será certificado e tem um total de 40 horas aulas, incluindo temáticas como Cultura e Leitura; a Arte de Contar Histórias: O universo da narrativa oral através dos tempos; Literatura Oral e Escrita: Do conto popular aos autores clássicos e contemporâneos e suas contribuições para a literatura infanto-juvenil; Sugestões de leitura: a relação com os livros de literatura infantil, entre outros. 

Alicce Oliveira lembra que as inscrições são gratuitas e somente serão feitas presencialmente, tendo um limite de 40 participantes e lista de espera. As pessoas interessadas em participar, que não residem em Cuiabá, poderão entrar em contato através do whastapp e obter o formulário de inscrições. (*com assessoria)


SERVIÇO

O QUE:  Inscrições para curso de formação de Contadores de Histórias
ONDE: Palácio da Instrução - Salão Nobre
QUANDO: dia 15 de fevereiro (sábado), a partir das 8h
QUANTO: inscrição grátis, presencial
INFORMAÇÕES: 65) 9934-2304 (whatsapp) ou pelo link http://abre.ai/contosdomato 

 

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet