PROCESSO SELETIVO

Lides teatrais para maiores de 15 anos



cena livre

 

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do grupo Cena Livre de Teatro da UFMT, destinado para maiores de 15 anos. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do link (https://forms.gle/Pc5too14iazmj7dg6), que acontece em duas etapas: a primeira se dá com o preenchimento do formulário de inscrição on-line, com prazo até 02 de fevereiro. A segunda será composta por entrevistas presenciais, com o objetivo de avaliar o interesse da candidato ou candidato e a sua disponibilidade de horário para frequentar as oficinas, bem como dinâmicas teatrais que irão avaliar o potencial artístico dos inscritos. Essa segunda fase ocorrerá no dia 15 de fevereiro, às 14 horas, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

O Cena Livre é coordenado por Lucas Lemos e Ana de Mello e está completando quatro anos de trajetória.

 “Ao longo do ano, realizamos festival, encontro e mostra cênica, proporcionando acesso gratuito a espetáculos de teatro e espaços de formação e debate sobre artes cênicas. O Cena Livre reafirma a importância do projeto de extensão enquanto transformador da comunidade em que a universidade está inserida. Nosso corpo é um misto de universitários de diversos cursos e cidadãos de diversas profissões e idades. Somos a intersecção entre a universidade e a comunidade externa . Juntos produzimos pesquisa, arte e fortalecemos a cultura regional”, explicou Ana de Mello.

Não é necessário pagar para se inscrever, nem ter experiência na área artística para participar. O curso de extensão tem validade de um ano, onde os selecionados irão aprender sobre iniciação teatral, caracterização do personagem, improvisação, análise dramatúrgica, expressão corporal, facial e vocal, montagem, interpretação, dentre outras. Ao final do curso, será disponibilizado certificado para aqueles que tiverem o aproveitamento satisfatório no decorrer do ano de atividades.

“O Cena Livre chega ao seu quarto ano de atuação com forte expressividade artística e o que a gente mais defende consolidado: a diversidade. Seguimos os ensinamentos de Augusto Boal, que acredita que todo ser social é um ator em suas atuações na sociedade e, por isso, todas e todos são bem-vindos pra produzir o que a gente acredita: educação e arte”, destaca  Lucas Lemos.

As oficinas são realizadas todos os sábados, das 14h às 18h, ministradas por Lucas Lemos e Ana de Mello, a partir de exercícios práticos de criação livre, leituras de clássicos da dramaturgia nacional e estrangeira, dinâmicas em grupo, aquecimento vocal e corporal. Quem quiser ficar por dentro das ações do coletivo, é só acessar www.facebook.com.br/cenalivredeteatro , no Facebook, ou @cenalivreufmt, no Instagram.

cena livre

 

O grupo

O Cena Livre de Teatro nasceu em 2016, por meio de experimentos teatrais. A Confraria H, como era chamada inicialmente pelos estudantes de História da UFMT, tornou-se um projeto de extensão da instituição ainda em 2017. Na época, o iniciativa de pesquisa foi coordenada pela professora Ana Maria Marques, e orientada por Leosan Sampaio.

Comemorando quatro anos de atuação em 2020, o coletivo participou do Festival Internacional de Teatro de Curitiba em 2018, já se apresentou em diversos eventos pela UFMT-Cuiabá, como os Festivais de Cenas Curtas I e II, sediou o I e II Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas (2018/2019), no Teatro da UFMT-Cuiabá, além de "Factóide" (2018), no Cine Teatro Cuiabá. 

Em maio de 2019, sua atriz Cristiane Stersa e ator Lucas Lemos estrelaram uma campanha de Dia das Mães que viralizou nas redes sociais da rede Supermercado Real, em Campo Novo dos Parecis. No mesmo ano, estreou "Cápsulas de Humor", projeto de comédia no Espaço Mosaico, com duas temporadas sucesso de público e crítica em abril e em julho, e participação especial na Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) no IFMT-Campus Bela Vista em setembro. 

Na II Mostra de Artes Cênicas Cena Livre, em outubro de 2019, apresentou para o grande público quatro peças inéditas: "Confusão Real", "Ele é Quem Quer", "Bar Olímpia" e "Contidas Nunca Mais" (essa última, produzida pelo núcleo de mulheres de pesquisa, chamado “Contidas Nunca Mais”). (*com assessoria)

 

SERVIÇO:

O QUE: processo seletivo para o Cena Livre de Teatro
QUANTO: grátis
PRAZO: até dois de fevereiro
LINK PARA INSCRIÇÕES: https://forms.gle/Pc5too14iazmj7dg6
MAIS INFORMAÇÕES: 98100-0422

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet