CAMERATA CUIABANA

Orquestra formada por alunos e bolsistas




camerata

A Camerata tem como objetivo proporcionar aos instrumentistas vivências e experiências próprias da performance em conjunto

Sexta-feira (26), dia de música erudita. Às 20h, no auditório do Centro Cultural da UFMT, com entrada franca, acontece o espetáculo sonoro "Camerata Cuiabana em Concerto". Com um repertório seleto, onde pontuam composições de alguns autores famosos e outros nem tão famosos da música erudita. 

Assim é que é bom, mostrando o que o público já conhece e também o que merece ser conhecido. Os detalhes do programa da noitada você vai conferir ao final deste texto. Mas, agora, é hora de falar do grupo musical que vai dar o recado.

A Camerata Cuiabana é parte do programa de extensão UFMT com a Corda Toda, criado em 2016 e coordenado pelos professores Dr. Oliver Yatsugafu (Departamento de Artes/UFMT) e Dra. Rubia Naspolini Yatsugafu (Departamento de Ensino e Organização Escolar/UFMT). O programa oferece formação musical inicial e continuada à comunidade de forma gratuita, com os instrumentos de cordas friccionadas, violão erudito e flauta doce. 

A Camerata Cuiabana, curso que tem importância fundamental no programa, é uma orquestra de cordas formada por alguns alunos e bolsistas. Tem como objetivo proporcionar aos instrumentistas vivências e experiências próprias da performance em conjunto, sob a direção de um regente que, além da condução do repertório, desenvolve um trabalho de formação com o grupo, a partir da proposta pedagógica que fundamenta os diversos projetos do programa de extensão. 

A Camerata Cuiabana tem contribuído decisivamente para a formação musical de seus integrantes, especialmente quanto a entrosamento, afinação, equilíbrio sonoro e diversidade de sonoridades, dinâmicas e fraseados. Além disso, o grupo tem contribuído para divulgar a música de concerto na baixada cuiabana.

camerata

O grupo tem contribuído para divulgar a música de concerto na baixada cuiabana

PROGRAMA

J. S. Bach - Jesus, alegria dos homens
J. S. Bach - Suite orquestral nº 3 - Ária na corda sol 
Manoel Dias de Oliveira - Missa de oitavo tom 
S.Suzuki - Moto perpétuo - Solista: Zenaide Soares, violino
N. Paganini - Tema da "Dança das bruxas" - Solista: Lívia França, violino
C. Franck - Panis angelicus 
H. Villa-Lobos - Seresta nº 5 - Modinha 
H. Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras nº 2: IV. Tocata - O trenzinho do caipira
S.Suzuki - Moto perpétuo - Solista: Yasmin Júlia, violoncelo
F. Seitz - Concerto nº 5: I. Allegro moderato - Solista: Alyne Dias, violino
E. Elgar - Pompa e circunstância 
L. V. Beethoven - Sinfonia nº 9: IV. Ode à alegria

(*com assessoria)

 


Voltar  

Confira também nesta seção:

Agenda Cultural

Veja Mais

Newsletter

Preencha o formulário abaixo para receber nossa newsletter:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Copyright © 2012 Tyrannus Melancholicus - Todos os direitos reservadosTrinix Internet